domingo, 27 de março de 2016

Sites confiáveis para comprar Materiais.



Existe vários sites confiais na internet que você pode efeituar sua compra, inclusive o mercado livre.

mas hoje vou falar de dois em particular-

O projetista

http://www.oprojetista.com.br/

Casa da arte

http://www.casadaarte.com.br/materiais-para-desenho

Esses dois sites trabalham com bons preços e uma grande variedade de produtos.


sábado, 26 de março de 2016

Lidar com clientes

Clientes satisfeitos- Obrigação



Uma das partes mais complicadas de um desenhista é lidar com os clientes. Estipular preços, tempo de entrega, modo de pagamento, entre outros aspectos que fazem essa etapa da vida de um desenhista ser as vezes MAIS complicado que o próprio desenho.

Quanto cobrar?

Depende das horas gastas no seu desenho, tamanho (A3 ou A4), sua cidade  (Sim, sua cidade é algo MUITO importante). OBS- existe vários fatores, esses que citeis eu considero os principais.

Modo de pagamento?

O ideal é 50% antes e 50% depois, para evitar calotes. 

Como tratar um cliente?

É obrigação trata-lo bem, com educação. Mas explicar o processo e como você trabalha, horas de desenho, esses tipos de coisas podem ser acrescentadas no seu atendimento.

Tempo de entrega?

Varia muito. Isso deve ser COMBINADO com o cliente. Porém, Crie uma agenda e anote suas encomendas para não acumular muitas em pouco tempo. Isso passa profissionalismo e organização para o cliente. Além disso, se o cliente tiver urgência e precisar passar na frente de outras encomendas, só aceita se tiver certeza que dará para acabar os dois e é IMPORTANTE cobrar um valor a mais por isso.

Essas forram algumas dicas de como lidar com seus clientes. Espero que tenha gostado. Qual quer duvida, escreva nos comentários.

sexta-feira, 25 de março de 2016

Materiais que eu uso

Materiais para desenho são muitos, eu perticurpamente uso alguns.

Lista-

lápis 2H,HB,B,2B,3B,4B,5B,6B,7B,8B com destaque para os em negrito

Borrachas- caneta borracha 3,8mm lápis borracha e borrachas normais

Estilete

4 Esfuminhos

Lenços para espalhar o grafite

Lapiseiras- 0,3-0,5-0,7 HB,B,2B menos para 0,3 que só tenho HB

Pinceis

Papel Canson

Boleador

Escova para limpar o desenho

Outros mateirais IMPORTANTES-

Caneta borracha 2,3mm

Caneta gel branca

Porque não estou com esses produtos. Esses materiais são muito caros e investir leva tempo, principalmente porque minha cidade é LONGE dos centros, então eu demoro mais em obter-los.

Obrigado por ler, espero ter ajudado. Se gostou, mostre para alguém que conheça de gosta de desenhar. Duvidas postem nos comentários





quinta-feira, 24 de março de 2016

Vida de Desenhista

Vida de desenhista- Casos de quem desenha




Como o nome já diz, esse vai ser um quadro onde falarei de uma forma mais pessoal e próxima com vocês leitores. Contar historias e desvendar mistérios de quem desenha. Aqui não será focado em dicas e tutoriais, pretendo falar e receber um feedback de vocês.

OBS-(IMPORTANTE): Galera, nesse "quadro" do blog é MUITO importante um retorno de vocês, principalmente nos comentários. Já que não sei se querem esse tipo de conteúdo, só rirei mante-lo se comentarem, interagindo comigo. Não precisa ser só "eu gostei", pode criticar, sendo coerente, pedir assuntos, comentar se você já viveu aquilo, é MUITO IMPORTANTE.

Queria começar toda nossa saga fazendo uma pergunta. Como começaram a desenhar?

Pergunto isso porque é difícil achar semelhanças nas histórias de origem de desenhistas. Vou contar como foi a minha história. Já ouviu falar que criança tem uma facilidade muito maior de aprender as coisas? Línguas, desenho, musica, são exemplos de coisas que quanto mais nova você aprender, mais rápido seu progresso. Mas o que faz uma criança se interessar por algo como desenho por exemplo?
eu vivi cercado de "desenhistas", tinha dois primos que desenhavam muito na época. Cavalos, motos, carros eram seus desenhos preferidos. Eu, muito mais novo via aquilo e queria repetir, só que nunca conseguia. Os desenhos saiam todos "mais ou menos" se é que me entende.

O tempo foi passando e eu estava praticamente desistindo de desenhar, se é que já não tinha desistido. Por volta da quarta série minha professora de português passou um trabalho onde teríamos que desenhar o personagem preferido do livro que tínhamos acabado de ler. Eu comecei a desenha e fui logo percebendo que aquele desenho estava MELHOR que todos os outros que já tinha feito. Vocês sabem do que estou falando, a sensação de estar desenho algo e perceber o quão bom está ficando e ao mesmo tempo ter MUITO cuidado para não estragar é algo que persegue nós desenhistas, principalmente no começo.

Terminei o desenho e mostrei para a sala que se surpreendeu ao ver. Depois daqui eu voltei a desenhar com força total e fui APLICANDO tudo que deu certo naquele desenho nos próximos e isso se chama EVOLUÇÃO.

Foi então que o garoto que não conseguia acompanhar os primos mais velhos, já mostrava algum potencial, mesmo ainda estando correndo atras dos mais velhos. Os anos se passaram e hoje além ser o único que ainda desenha, fui chamado para desenha a filha de um dos primos. Parece besteira, mas para aquele moleque que vivia grudado aos primos, aprendendo e idolatrando isso se torna magico.

essa é minha história, que não foi contada como forma de me "vangloriar" e sim mostrar que eu que me esfossei estudei, não desisti , continuo aqui. Preciso agradecer duas coisas que fizeram quem eu sou hoje como desenhista, meus primos e minha professora, porque se não fosse o tal desenho, NÃO estaria aqui contando tudo isso.

Queria pedir que quem quisesse contar sua historia, ou escrevesse nos COMENTÁRIOS um pouco mais resumida, ou mandasse um E-,MAIL para filipe.brumas@hotmail.com

Obrigado por ler e espero que tenha gostado desse novo conteúdo do blog. Leiam o OBS.

Ótimos canais de desenho (2)

Recomendação de grandes canais de desenho-



RealisticaMente Jenny

https://www.youtube.com/channel/UCUpN2-1n8hjccGND1Lpy1aw

Fala sobre técnicas, desde básicas a mais avançadas. Constrói um bom diálogo com as pessoas que estão assistindo, facilitando o aprendizado. Vale a pena conferir o conteúdo.

Cleison Magalhães

https://www.youtube.com/channel/UCLNCy7qEaLphJ6Z5ErFTodQ

Conteúdo completo, Retrata de técnicas de desenho colorido. Porém seu canal é focado em mostrar o e o processo. Vale a pena conferir se você quer aprender, principalmente se quiser seguir o ramo do desenho colorido.

John X Drawings

https://www.youtube.com/user/johnxdraw

Esse canal, como o primeiro é focado no desenho realista preto e branco ( grafite). O canal foca em tutoriais e também, como o segundo em mostrar o desenho sendo feito em poucos minutos. É valido da uma olhada pra quem quer se aperfeiçoar.

Para quem quer ver outros canais entre no link do primeiro artigo a respeito. (Ótimos canais de desenho número 1), Obrigado por ler e espero que tenha gostado de mais uma dica. Duvidas escrevam nos comentários.


quarta-feira, 23 de março de 2016

Etapas de um Desenho

Etapas de um desenho-


Parece besteira, mas as etapas de um desenho é extremamente importante para o resultado final.

O ESBOÇO como já dito é algo muito importante em um desenho realista. Projetar o lugar onde irá receber o grafite com mais ou menos intensidade, criar formas com base naquele esboço que nem sempre precisa ter a necessidade de uma forma idêntica ou perfeita, já que é no sombreamento e retoques que essas formas são aperfeiçoadas, mas não vou ter spoliers.

O QUE CHAMO DE PÓS-ESBOÇO é os retoques que você da no esboço depois de terminado. O pós varia muito de como você esboçou. Então esses retoques podem ser simplesmente chegar se está tudo certo ou até mesmo modificar estruturas, acrescentar alguma informação, etc.

O SOMBREAMENTO, parte considerada principal de um desenho realista deve ser levado muito a sério por quem realmente quer evoluir como desenhista. É sim, a parte mais demorada e trabalhosa do processo, apesar de todos iniciantes e leigos acharem que o traçado  do esboço dá mais trabalho. COMO COMEÇAR? Muita gente pergunta por onde começar o sombreamento, é simples, POR ONDE VOCÊ PREFERIR! sim, onde você gosta de começar? eu prefiro começar pelo olho e ir fazendo ao redor e assim preencher todo o rosto. mas já, por algum motivo, parei na metade do rosto e fui para o cabelo, depois voltei para o rosto, isso é normal e aceitável. COMO SOMBREAR MELHOR? muita observação. Sim, observar a imagem, prestar atenção em detalhes que normalmente ninguém vê, esse é o primeiro passo para realmente melhorar seu sombreado. Outro ponto é a paciência. Ter calma ao sombrear talvez seja um dos maiores fatores que faz o resultado final sair de regular para espetacular. Também é preciso lembrar que em desenhos realistar a maioria das coisas não possui linhas ( traçados), isso conta muito no resultado final. Outro aspecto importante é tipo de traçado ao sombrear. A maioria dos iniciantes tendem a fazer o traço assim:



Você pode ver que o estilo do desenho nessa imagem requer esse traço, mas na maioria dos casos o iniciante possui erros básicos ao sombrear, fazendo com que seu desenho tenha aspectos amador. Na imagem o traçado não é uniforme na parte onde deveria ser preto absoluto, o sombreamento não é bem definido para um desenho realista (nesse caso da imagem, o estilo adotado pelo desenhista requer esse traçado e sombreamento)

O modo correto de sombrear é primeiramente usando corretamente o lápis. com firmeza porém sem muita força. O modo correto do traçado de sombreamento é em circulos, preenchendo a área que deseja a sombra.

LUZ E SOMBRA

Observe sempre as coisas, a incidência de luz no local e de onde ela está vindo. Use sempre o degradê a seu favor, como disse, observando. No rosto humano por exemplo, geralmente as  bordas são mais escuras que os meios, e a luz incide mais no centro da testa, na parte superior da bochecha, no nariz e no queixo.









quinta-feira, 17 de março de 2016

Curso de desenho

VOCÊ JÁ PENSOU EM DAR AULAS? 



É isso mesmo, dar aulas de desenho. Já pensou em quantas pessoas querem ou já pensaram em tomar aula de desenho, ou mesmo desenha por lazer
e pretende se aperfeiçoar? Pare para pensar, o mercado é muito amplo, desde crianças a adultos, você pode criar um negócio
baseado no que você queria antes de desenhar profissionalmente.

 Mas como começar?

partindo do argumento que você já tem uma boa experiência com desenho, dar aulas é um ÓTIMO meio de se sustentar e continuar desenhando.
Comece se planejando. Não adianta falar "vou criar um curso" e esperar o dinheiro e os alunos caírem do céu. Faça lista do que você precisa
ter, coisas do tipo materiais de desenho básico, folhas para você e para o aluno, se preferir um quadro para demonstrar algo, isso vai do
seu jeito e de sua preferencia. Feito a lista, trabalhe com metas, se possível escreva-as num caderno individual que você irá utilizar para
anotar não só isso como tudo relacionado ao curso. Veja o que você tem em mãos e pode usar para acrescentar no negócio. Depois é preciso achar
uma lugar bom de dar aula e isso parece difícil, mas pode se tornar fácil quando analisado com mais cuidado. Um lugar bom para dar aula não quer
dizer um espaço gigante ou um escritório todo moderno. Essa "sala de aula" pode ser um cômodo sobrando, a garagem, ou até mesmo uma mesa em um espaço
sem muito barulho e que o aluno se sinta confortável.

Acho muito mais importante do que a estrutura do lugar, a atenção que o aluno recebe do professor. Por isso, é importante dizer e se perguntar se
você pode dar conta disso, lidar com pessoas, ser calmo e paciente, ser um professor! Se não se sente seguro quanto a isso, não se desanime.
muitas dessas coisas vem com o tempo, com a experiência, o fato é que uma atenção privilegiada é requisito fundamental para o sucesso do curso.

Antes de começar a dar aulas planeja com antecedência seus métodos, seus exercícios de prática, isso facilitará sua aula. Depois de ter tudo esquematizado
em sua cabeça, preços, tempo, quantidade de aulas, forma de ensino, é preciso uma divulgação. Comece com o famoso boca a boca, fale para todos mesmo que nem
desenhe, muito provavelmente aquela pessoa conhece outra que possa se interessar. Vá em lugares que possa ser bom para conseguir alunos, lhes asseguro que esse
lugar é a ESCOLA. Faça visitas em escolas da sua cidade com alguns do seus melhores desenhos e com a boa e velha "lábia". Desse modo logo 1,2,3,5,10,15,20 alunos
viram com o tempo. Se você tiver 5 a 10 alunos no primeiro mês e de fato obter resultados e continuar divulgado garanto que o próximo será muito mais cheio.

No final de pouco tempo você trabalhará com a hipótese de mudar o local da aula por falta de espaço e conforto. e terá dinheiro pra investir em outro.

Obrigado por ler mais um artigo, deixe seu comentário, espero que tenha gostado e até logo.

Dicas de Desenho




Aprender a desenhar melhor:


Parece mentira, mas vou dar dicas simples que irá permitir uma melhora considerável no seu desenho. Andes da dicas é importante falar que isso não é milagre nem promessas fajutas, portanto nada será fácil nem rápido. Esses ensinamentos são simples, então nada será complexo ou impossível de fazer até mesmo para quem quase não tem noção de técnicas.

Vamos para as DICAS:

  • GRADE-
se estiver fazendo seu desenho baseado em algo como retratos ou imagens da internet é valido você imprimir e traçar dividindo a imagens em retângulos ou quadrados iguais, esse método é chamado de GRADE. Isso facilita muito a hora de fazer o esboço porque lhe da uma perspectiva melhor do que está fazendo.
Para quem não conhece o método é bem simples. Imprime ou use photoshop fazendo retângulos iguais no desenho (quanto menor for os retângulos mais fácil fica o processo). depois de feito na imagem a ser desenhada, você pegue a folha a ser usada e faça os mesmos retângulos com as mesmas medidas nessa folha. depois disso você terá a imagem e a folha com os retângulos espelhados. Agora você foca seu traço retângulo por retângulo possibilitando um nível de detalhes muito maior.

  • PAPEL HIGIÊNICO/COTONETE/ALGODÃO-

Esses materiais são utilizados para espalhar o grafite no papel, como o esfuminho faz.
Devem ser usados mesmo quando tenho o esfuminho?
Eu uso, porém vai muito do desenhista. o motivo para eu utilizar tais materiais mesmo tendo o esfuminho é poder ter uma versatilidade maior na hora de desenhar. O papel permite espalhar o grafite numa área maior em menos tempo, o cotonete é justamente o contrario, permitindo espalhar em áreas muito pequenas. O algodão é o intermediário desses três, fazendo com que os mesmos sejam muito úteis.
E o esfuminho, onde usaria?
A grande verdade é que o esfuminho é, DE CERTA FORMA descartável, Eu tenho porque eu vejo necessidade, mas se você usa papel e algodão e não ver necessidade de comprar, é valido o uso desses produtos caseiros. Gosto dos três porque cada um traz uma textura diferente e acaba dando um acabamento de melhor qualidade.

  • ESCOVA OU ESPANADOR-

Usa-se esse material para limpar resídios na maioria das vezes causados pela borracha, evitando passar a mão ou cuspir no desenho.


Esse foi mais um artigo dando dicas para desenhista. Obrigado por ler, esperado que tenha gostado. duvidades escrever nos comentários.

quarta-feira, 16 de março de 2016

Materiais de desenho

Materiais necessários para desenhar:



Antes de estipular quais materiais usar, é preciso saber se você pretende levar o desenho um pouco mais a sério (como profissão ou forma de ganhar dinheiro extra) ou somente como lazer.

Se sua resposta foi a primeira você deve levar em consideração que todo material usado ou comprado é um INVESTIMENTO feito, ou seja, se você     sentir a necessidade de ter tal instrumento, SIM deve ser avaliado a compra dependendo muito do seu poder aquisitivo no momento e o quanto você pode gastar.

se você é daqueles que leva o desenho como lazer não se preocupe com materiais. Como dito anteriormente tudo é um investimento, se você não obtêm lucro, tudo acaba se tornando "prejuízo". Então, não se sinta na obrigação de ter tais materiais secundários e as vezes muito caro. Mas, tudo depende da sua vontade de ter tal material. Sinta-se a vontade para escolher seus materiais.

LISTA DE MATERIAIS:

PAPEL- Não é essencial para quem não trabalha com isso. Para quem leva isso como profissão é importante um papel de gramatura alta (quanto mais alta a gramatura, mais caro- então compre de acordo com sua necessidade e poder aquisitivo).

Borracha- Não tem muito segredo nesse material. borracha é borracha em qualquer lugar. Mas se deseja algo um pouco melhor, procure uma borracha que se sinta confortável, que não solte muito farelo. Uma borracha macia e que não mancha é algo indispensável.

LÁPIS- Ponto alto dos materiais. Lápis é algo complexo para se falar, marcas, modelos, graduações e por ai vai. MARCAS eu recomendo a Faber-Castell para quem não quer pagar caro e preza um rendimento bom. para quem pode e quer pagar mais caro Staedtler é uma boa opção.

PINCEL- Como dito em outros artigos, o pincel é de extrema importância
para um bom desempenho do desenhista. Não tem segredo de marcas, basta cumprir seu trabalho. Vai da preferencia do desenhista

ESFUMINHO- é uma ferramenta importante que pode ser substituída por papel-higiênico ou algodão. Eu, particularmente uso os três, em diferentes situações.

ESTILETE- Uma ferramenta usada para apontar os lápis. Por que não um bom apontador? porque o estilete permite o desenhista a moldar a ponta dependendo do que queira.

ESPANADOR- Usado para tirar sujeiras da borracha e outros tipos de detritos, evitando usar a mão ou o sobro.


Esse foi mais um artigo sobre dicas de desenho. Obrigado por ler, Espero que tenha gostado. Duvidas escrevam nos comentários.

ótimos canais de desenho

Canais bons sobre desenho:



Esse é um canal que foca em desenhar e somente mostrar desenhando, sem muitos tutoriais:

https://www.youtube.com/channel/UCLNCy7qEaLphJ6Z5ErFTodQ

Esses focam em tutorias e também mostrar o processo de desenhos:

https://www.youtube.com/user/cmdesenhos
https://www.youtube.com/user/TheRafaelwilliam

Esse foca na produção e conteúdo do canal:

https://www.youtube.com/user/CerinoDesigner


Esse foi um artigo curto somente com intuito de divulgar bons canais de desenhos no youtube. Obrigado por ler e espero que tenha gostado. Duvidas escrevam nos comentários.

Ganhar dinheiro como desenhista!

Formas de ganhar dinheiro como desenhista!



 Saber desenhar, se profissionalizar e ganhar dinheiro com isso é o sonho de qualquer desenhista. Para quem está começando a pensar em como ganhar dinheiro desenhando, duvidas a respeito é comum. Hoje pretendo tirar algumas barreiras e apresentar formas de ganhar dinheiro com seu talento.

1º Forma- Desenhista por encomenda

 Esse tipo de profissional é talvez o mais famoso e óbvio dessa lista. Fazer encomendas parece simples até você começar.
 Calma, não estou desanimando ninguém. Afinal ganhar dinheiro fácil é difícil. ;)
  Depois dessa piadinha vamos para o que interessa. Para você que pretende começar a fazer encomendas não se iluda. Desenhar coisas do seu interesse, fotos que lhes dão prazer e que eventualmente é para você é totalmente diferente de desenhar por dinheiro, com prazos,as vezes se baseando em fotos de qualidade péssima e ainda ficar na expectativa de agradar o cliente.
  Ter pés no chão é essencial para começar encomendas. Mas calma, essas dificuldades não são o principal do meio de trabalho. Vantagens como trabalhar em casa, sem chefe, com prazos estabelecidos por você e preço a seu gosto porém dependendo de alguns fatores como mostrados no artigo cujo o link estará no final dessa página.
  Muitas das pessoas que trabalham com esse tipo de coisa tentam se ampliar e fazer trabalhos por fora. que é algo que vai do gosto de cada um.

2º Forma- Encomendas em grande escala

 Diferente da primeira opção que se trata de encomendas em folhas de papel de retratos. Esse modo de ganhar dinheiro é mais focado em encomendas no geral.
 Trabalhar com painéis para feira de ciências em escolas ou outro tipo de pedidos como passeatas, festas na cidade etc , pintura de paredes de estabelecimentos ou até mesmo casas e até mesmo pinturas de móveis personalizados são exemplos de como trabalhar com esse tipo de comércio.
 A demanda por esse tipo de trabalhos é enorme como o primeiro. Porém esse por cada trabalho o valor a ser pago em média é maior, pelo tamanho e mão de obrar realizada.

 3º Forma- Tatuador profissional

 Ser tatuador pode se tornar sonho de quem desenha em casa ou já tem certa experiência como profissional na área. Tatuar poder ser um ótimo meio de conciliar o laser e o meio de se sustentar.
 Dessas citadas até o momento, tatuar talvez seja a que de mais estabilidade tanto financeira quanto profissional. Além da demanda ser alta e os valores cobrados no mercado serem satisfatórios na maioria dos casos, Tatuar abre a possibilidade de um negócio mais concreto e conciso. Adquirir experiência, abrir um estúdio e crescer no meio é algo bem favorável no meio para quem se dedicar e se empenhar.
 Porém essa forma de trabalho requer mais experiência do profissional e dedicação em termos de pesquisa e aprendizagem. Por exemplo: Pense em um desenhista que trabalha com realismo (1º forma), e decide ser tatuador. Se ele pretende ser um tatuador realista, a base ele já tem, porém todo o processo de tatuar teria que ser ensinada, ou seja, em é tatuador de realismo por exemplo é desenha, mais quem faz desenhos realistas não necessariamente é um tatuador.
 Enfim, trabalhar com tatuagem é uma forma boa e bonita de seguir. Mas a responsabilidade aumenta pelo fato de sua arte está sendo pregada para sempre no corpo de alguém.

4º Forma- Publicidade

  Se você desenha e tem ou pretende ter um conhecimento de photoshop, fazer desenhos para logos, outdoors e até mesmo como mascotes ou símbolos de marcas é algo tentador. Experiência com programas desse tipo e com o processo de desenhar e colorir nessas plataformas é essencial.
  O mercado para esse tipo de profissional é muito extenso, porém concorrido.
  A faixa salarial é muito variável dependendo muito do contrato feito com a empresa e com a quantidades de contratos feito no mês.


Links para artigos relacionados:

http://vidadodesenhista.blogspot.com.br/2016/03/desenhista-ganha-dinheiro-e-dificil.html


Esses foram algumas formas de ganhar dinheiro profissionalmente como desenhista. Logo mais terá outro artigo desse tipo apresentando outras formas. Obrigado por ter lido e espero que tenha gostado. Duvidas escreva nos comentários.

Esboço: Para que serve

Esboço: Para que serve?




  Para um desenhista o esboço é algo essencial no resultado final. O rascunho do desenho acaba sendo o alicerce do desenho. O fato é que devido sua impotência, muitos desenhistas se preocupam com aspectos dispensáveis no esboço perdendo tempo com coisas descartáveis.

  Como o nome já fala, esboço não passa de um esboço do que você deseja mostrar, por tanto sua estética não interessa com tanto que você desenhista possa entender e tirar daquilo o seu melhor.

  • Esboço no desenho realista


  No desenho realista o esboço é algo muito importante pelo simples fato de ser um desenho que irá retratar algo existente, tendo assim que conter detalhes que o manga e o cartoon por exemplo não precisa. Mas, mesmo com tal importância e tantos detalhes, não precisa deixar o esboço gastar maior parte do seu desenho. como já tido o esboço é algo que sim, pode ser mudado e melhorado de acordo com o decorrer do processo.

 




Esse foi mais um artigo com finalidade de ajudar desenhistas. Mas para frente irá ter um artigo explicando tipos de esboços. Obrigado por sua atenção e espero ter ajudado. Duvidas escreva nos comentários.



terça-feira, 15 de março de 2016

Desenhista ganha dinheiro? 


  É difícil falar de dinheiro quando se trata de profissões. Com desenho não é diferente.
  O valor que um desenhista ganha é muito variado, como em todas as profissões, depende de muitos fatores como por exemplo:


  •    O local onde o profissional reside-


   
     Sim. A sua cidade é um fator importante para se ter noção de quanto cobrar por desenho. Varia do tamanho, quantidades de habitantes, até mesmo o tipo de cidade na qual você mora. Se é industrial, mineral, comercial ou turística.


  •  A procura por encomendas-



   A procura por encomendas é algo essencial para o sucesso do desenhista. Parece algo óbvio, mas muita gente tem dúvida.

  Cobrar barato e conseguir mais encomendas ou cobrar caro e ter o risco de diminuir os pedidos?
  Essa é uma das principais dúvidas recorrente a esse assunto. Um desenhista nunca deve cobrar abaixo do que acha que merece, o que não quer dizer cobrar um valor astronômico achando que merece tudo aquilo. é preciso bom senso na hora de cobrar. Porém não cobre valores menores para conseguir mais clientes. Desenho é algo que leva tempo e cobrar muito barato não compensa o trabalho.


  •   Tempo de trabalho-



  Não considero tempo ou experiência de trabalho fator decisivo para estipular valor cobrado por desenhista. Porém se você estiver começando agora, faça experiências, pesquise valores e até mesmo olhe a concorrência. Desenhistas mais experientes possa dar uma noção de quanto cobrar.


  •   Divulgação-


    Fator que eu considero extremamente importante na hora de cobrar por seu desenho.
   
    Criar um nome e até mesmo uma marca em sua região é um fator decisivo para se estipular valores. Afinal pegue exemplos locais em sua cidade. Compare lojas ou marcas de nome e outras menores e compare os preços. Boa parte dessa diferença vem da publicidade, propaganda que impulsionou o negócio.

   Invista muito nas redes sociais postando seus desenhos, postando anúncios com seu e-mail e telefone. Isso irá chamar atenção de amigos criando um certo nome naquele meio.
   Próximo passo é começar pensar em fazer panfletos e anúncios em rádio e sites locais. ( Lembrando que isso é algo a levar como diferencial não como prioridade ou obrigação)
  Terceiro e não menos importante é a divulgação boca-a-boca que pode se transformar na sua principal arma de propaganda. Leve sempre sua pasta com alguns desenhos para determinados locais que você sabe que talvez possa tirar proveito da situação, nem que deixe no carro se preciso. É em locais como jantar com a família, churrasco com os amigos entre outros locais que tenha contato com pessoas que você ache legal mostrar seu trabalho. Lembrando que isso não pode se tornar uma coisa chata como por exemplo, interromper conversa no churrasco ou o jantar da família. Tenha bom senso na hora de escolher o momento e não prolongue muito. O legal é apresentar a pasta e seu trabalho e deixar as pessoas fazerem o resto.




Esse foi mais um artigo com intuito de ajudar desenhistas. Mais para frente terá um artigo exemplificando valores. Obrigado por ler e espero que tenha gostado. Qualquer dúvida é só escrever nos comentários.

Lapiseira ou Lápis

Lapiseira ou Lápis


  •    Muitos desenhistas no inicio tem dúvida entre usar lapiseira ou lápis.Estou aqui para simplificar isso. O fato é, não existe um melhor nesse caso. Tanto o lápis quanto a lapiseira cumprem seus papéis muito bem. A preferencia do desenhista é que deve ser levada em conta nesse caso. 







  •   Vale ressaltar que a lapiseira por ter uma ponta muito mais fina que o lápis pode ser usada para regiões de muito detalhe e o lápis para sombreamento por ter a ponta mais mais macia. Porém o desempenho não muda se tem preferencia por um dos dois, vai muito de sua adaptação.






  Esse artigo foi para tirar mais uma dúvida de desenhistas. Muito obrigado por ler e espero que tenha aprendido algo. Em caso de dúvidas escreva nos comentários.

Dicas de desenho




Passos (Dicas) para melhorar seu desempenho como DESENHISTA:

















  • Tenha paciência ao fazer um desenho. Não tenha preguiça de ficar por 10 a 15 horas para acabar seu desenho (pegando 2 em 2 horas por dia em média)
  • Materiais são importantes mas não são fundamentais para um desempenho de um desenhista. Utilize o que tiver e quando puder compre algo que esteja precisando e possa investir.
  • Utilize sempre um pincel. É fato que lápis, borracha e papel sejam os materiais mais utilizados e também os principais no meio do desenho. Porém coloco o pincel como essencial para um bom desempenho como desenhista.
  • Escolha sempre um local de trabalho. Não importa o tamanho ou dinheiro investido no local. Um quarto com uma mesa de escritório ou até mesmo a própria mesa da cozinha. O importante é você se sentir confortável e relaxado.
  • Ouvir musica faz bem. Passar horas desenhando pode ser algo desgastante ou até mesmo estressante até mesmo pra quem ama fazer isso.
  • Ter uma rotina de prática e trabalho. Para quem só está começando é preciso praticar, e criar uma rotina acaba sendo fundamental para ter um progresso. Já para quem tem uma certa experiência no assunto e já trabalha com desenhos ou pretende começar, uma rotina de trabalho quando se trata de encomendas ( que na maioria das vezes exigem prazos) facilita o trabalho sem que atrase nenhum pedido, causando constrangimento para você e para o seu cliente.


Essas foram algumas dicas básicas para que você, desenhista profissional ou não, tenha melhor desempenho. Espero ter ajudado e tirado algumas duvidas. Se ainda restou duvidas pode escrever pra nós.