terça-feira, 15 de março de 2016

Desenhista ganha dinheiro? 


  É difícil falar de dinheiro quando se trata de profissões. Com desenho não é diferente.
  O valor que um desenhista ganha é muito variado, como em todas as profissões, depende de muitos fatores como por exemplo:


  •    O local onde o profissional reside-


   
     Sim. A sua cidade é um fator importante para se ter noção de quanto cobrar por desenho. Varia do tamanho, quantidades de habitantes, até mesmo o tipo de cidade na qual você mora. Se é industrial, mineral, comercial ou turística.


  •  A procura por encomendas-



   A procura por encomendas é algo essencial para o sucesso do desenhista. Parece algo óbvio, mas muita gente tem dúvida.

  Cobrar barato e conseguir mais encomendas ou cobrar caro e ter o risco de diminuir os pedidos?
  Essa é uma das principais dúvidas recorrente a esse assunto. Um desenhista nunca deve cobrar abaixo do que acha que merece, o que não quer dizer cobrar um valor astronômico achando que merece tudo aquilo. é preciso bom senso na hora de cobrar. Porém não cobre valores menores para conseguir mais clientes. Desenho é algo que leva tempo e cobrar muito barato não compensa o trabalho.


  •   Tempo de trabalho-



  Não considero tempo ou experiência de trabalho fator decisivo para estipular valor cobrado por desenhista. Porém se você estiver começando agora, faça experiências, pesquise valores e até mesmo olhe a concorrência. Desenhistas mais experientes possa dar uma noção de quanto cobrar.


  •   Divulgação-


    Fator que eu considero extremamente importante na hora de cobrar por seu desenho.
   
    Criar um nome e até mesmo uma marca em sua região é um fator decisivo para se estipular valores. Afinal pegue exemplos locais em sua cidade. Compare lojas ou marcas de nome e outras menores e compare os preços. Boa parte dessa diferença vem da publicidade, propaganda que impulsionou o negócio.

   Invista muito nas redes sociais postando seus desenhos, postando anúncios com seu e-mail e telefone. Isso irá chamar atenção de amigos criando um certo nome naquele meio.
   Próximo passo é começar pensar em fazer panfletos e anúncios em rádio e sites locais. ( Lembrando que isso é algo a levar como diferencial não como prioridade ou obrigação)
  Terceiro e não menos importante é a divulgação boca-a-boca que pode se transformar na sua principal arma de propaganda. Leve sempre sua pasta com alguns desenhos para determinados locais que você sabe que talvez possa tirar proveito da situação, nem que deixe no carro se preciso. É em locais como jantar com a família, churrasco com os amigos entre outros locais que tenha contato com pessoas que você ache legal mostrar seu trabalho. Lembrando que isso não pode se tornar uma coisa chata como por exemplo, interromper conversa no churrasco ou o jantar da família. Tenha bom senso na hora de escolher o momento e não prolongue muito. O legal é apresentar a pasta e seu trabalho e deixar as pessoas fazerem o resto.




Esse foi mais um artigo com intuito de ajudar desenhistas. Mais para frente terá um artigo exemplificando valores. Obrigado por ler e espero que tenha gostado. Qualquer dúvida é só escrever nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário