sábado, 26 de março de 2016

Lidar com clientes

Clientes satisfeitos- Obrigação



Uma das partes mais complicadas de um desenhista é lidar com os clientes. Estipular preços, tempo de entrega, modo de pagamento, entre outros aspectos que fazem essa etapa da vida de um desenhista ser as vezes MAIS complicado que o próprio desenho.

Quanto cobrar?

Depende das horas gastas no seu desenho, tamanho (A3 ou A4), sua cidade  (Sim, sua cidade é algo MUITO importante). OBS- existe vários fatores, esses que citeis eu considero os principais.

Modo de pagamento?

O ideal é 50% antes e 50% depois, para evitar calotes. 

Como tratar um cliente?

É obrigação trata-lo bem, com educação. Mas explicar o processo e como você trabalha, horas de desenho, esses tipos de coisas podem ser acrescentadas no seu atendimento.

Tempo de entrega?

Varia muito. Isso deve ser COMBINADO com o cliente. Porém, Crie uma agenda e anote suas encomendas para não acumular muitas em pouco tempo. Isso passa profissionalismo e organização para o cliente. Além disso, se o cliente tiver urgência e precisar passar na frente de outras encomendas, só aceita se tiver certeza que dará para acabar os dois e é IMPORTANTE cobrar um valor a mais por isso.

Essas forram algumas dicas de como lidar com seus clientes. Espero que tenha gostado. Qual quer duvida, escreva nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário